quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ARTESANATO

Ouro Preto se destaca pela produção de artesanato em pedra-sabão, bordados artesanais, madeira, pintura e pedras preciosas, cuja diversidade de gemas permite a criação de jóias finas e de qualidade. A cidade é ainda a única produtora mundial de topázio imperial, o mais valioso entre os diversos tipos de topázio.

A Pedra-Sabão






















A pedra-sabão é uma rocha compacta composta de esteatite e outros minerais como magnezita, tremolita e quartzo. Não é muito dura, por causa da grande concentração de talco.
É encontrada em cores que vão do cinza ao verde. Dá a sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí o nome de pedra-sabão.
Nas mãos do gênio Aleijadinho, a pedra-sabão foi eternizada na forma de objetos ornamentais de igrejas e esculturas únicas e está presente também nas portadas de igrejas, nos altares, nas fontes, nas imagens, nos brasões e em quase todas as formas de ornamentação do período colonial.
Os artesãos de Ouro Preto encomendam a pedra-sabão da região de Santa Rita de Ouro Preto, onde ela é explorada em quantidade considerável. A partir daí, os artesãos dão vida á pedra bruta. Dela, podem ser criados cinzeiros, chaveiros, imagens sacras, relógios, porta-retratos, enfim, todos os tipos de objetos artísticos e utilitários em geral.





A feira de artesanato de Ouro preto, fica localizada ao lado da Igreja de São Francisco, funciona 12 horas por dia, de 07:00 às 19:00 horas, todos os dias e atrai milhares de turistas de todos os lugares do país e exterior.

Bordados manuais

A tradição do bordado manual é uma herança de forte presença portuguesa no período colonial. Em Ouro Preto, podemos encontrar trabalhos bordados à mão, entre peças de cama, mesa e vestuário. Entre as técnicas mais utilizadas estão o ponto cheio e o ponto cruz. Além disso, existe o vagonite, tipo de bordado mais reto.



As Festas também fazer parte da cultura de Ouro Preto. As mais tradicionais são a festa da Semana Santa, o Carnaval e o festival de Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário